Este artigo foi publicado em Energia Solar com as etiquetas cursos de energia solar | energias renováveis | em 15/05/2014
Partilhar:
Hoje dedicamos um artigo ao tema da Energia Solar. Se tem interesse em vir a trabalhar nesta área conheça os nossos cursos de energias renováveis, onde poderá encontrar opções especificamente relacionadas com a energia solar. Ao longo do texto abordamos também algumas das vantagens do aproveitamento desta fonte de energia.

Portugal e sol são duas palavras que andam de mão dada. A localização de Portugal é privilegiada no que diz respeito à abundância de raios solares. E na Europa, Portugal é bem conhecido e apreciado pelos recursos solares de que dispõe.

Sol

Falar em energia solar é falar na utilização dos raios solares para converter em formas úteis de energia, como a electricidade, o fornecimento de luz ou um ambiente interior confortável e o aquecimento de água para uso doméstico, comercial ou industrial.

Tirar o máximo partido da energia solar é uma realidade muito vantajosa. Dependendo da forma como a energia é capturada, convertida e distribuída, as tecnologias solares podem ser consideradas como activas ou passivas.

Painéis Solares Fotovoltaicos

As técnicas activas utilizam dispositivos mecânicos ou eléctricos, que convertem o calor ou luz do sol, noutra forma de energia utilizável, através de painéis fotovoltaicos, bombas e ventiladores, por exemplo.

As técnicas solares passivas fazem a recolha de energia sem utilizar equipamentos móveis ou electrónicos. Incluem a selecção de materiais com propriedades térmicas favoráveis, espaços que circulam o ar naturalmente, e o posicionamento do edifício para o sol.

As vantagens da utilização desta energia são múltiplas e muito diversas. Desde o fácil acesso à energia, à protecção do ambiente, até à criação de empregos, são muitas as áreas e sectores da sociedade que podem beneficiar da utilização deste importante recurso. Eis algumas importantes vantagens a ter em conta:

Acesso

A energia solar é de livre acesso. É, no entanto, essencial considerar o custo de construção de colectores e outros equipamentos necessários para converter energia solar em electricidade ou água quente.

Ambiente

A energia solar é a fonte de energia mais limpa e mais abundante, e é infinita.

Não causa poluição. Não produz gases de efeito estufa ao contrário dos combustíveis fósseis.

Economia

Não necessita de extracção nem transporte de matérias-primas.

Requer um trabalho operacional significativamente menor do que a produção de energia convencional.

Muitos dos painéis produzidos hoje em dia têm garantia de 25-30 anos - com uma expectativa de vida até 40 anos.

A energia solar é menos vulnerável às manipulações de preços que têm sido responsáveis pela duplicação de preços de muitos combustíveis fósseis em tempos recentes.

Descentralização

A energia solar pode ser utilizada em áreas remotas, onde os custos de implementação e instalação da rede de energia eléctrica podem ser muito elevados e o onde funcionamento se caracteriza, por vezes, por cortes de energia frequentes.

Emprego

A produção de energia solar é também uma fonte importante para a criação de emprego. Estas oportunidades de emprego podem surgir através de várias actividades relacionadas com a produção da energia solar como, por exemplo, o fabrico, instalação, controlo e manutenção de painéis solares, a investigação e design, desenvolvimento comercial e a criação de políticas.

Em todo o mundo, e também na Europa, investigadores experientes contribuem regularmente para o desenvolvimento e evolução da tecnologia solar. O que antes representava um investimento elevado, está a tornar-se mais acessível e cada vez mais eficiente.
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se