Este artigo foi publicado em Energia Eólica com as etiquetas metas consumo energia | windeurope | em 30/01/2018
Partilhar:
A energia eólica providenciou um quinto da energia consumida na União Europeia (UE) durante 23 e 26 de Dezembro. Na época natalícia passada, a energia vinda do vento foi suficiente para abastecer 21% do seu consumo diário”. Este foi o máximo que já alguma vez se atingiu.

O estudo feito pela Associação Europeia de Energia Eólica, a WindEurope, relatou que  o valor atingido “equivale a cerca de 17 vezes o consumo de Portugal”. Durante esses três dias, a energia eólica consumida seria suficiente para “alimentar 218 milhões de habitações e ou 77% das necessidades da indústria europeia”.

turbinas eólicas

Segundo o mesmo estudo produzido pela WindEurope, “a potência eólica instalada na União Europeia” este ano aumentou cerca de 9%. Actualmente, a energia eólica posiciona-se nos 165GW.

A Associação Europeia da Energia Eólica, antevê que, dentro de dois anos, esta seja a energia “com maior acréscimo de potência”. Depois desta será a energia fotovoltaica, com um acréscimo de 35GW.

 

Quanto ao caso português, o país já deixou de importar 350 milhões de euros por ano em combustíveis fósseis devido apenas à energia do vento. Esta energia cobre, aproximadamente, “1/4 das necessidades eléctricas nacionais.

No mesmo estudo da WindEurope, a associação afirmou que existem condições favoráveis para a criação de um “cluster industrial responsável por mais de 22 mil empregos e por uma exportação de equipamentos que ascende a quase 400 milhões de euros por ano.
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se