Este artigo foi publicado em Energias Renováveis com as etiquetas floresta | combate a incêndios | em 23/10/2017
Partilhar:
O ministro da Economia declarou que, para valorizar e recolher os resíduos florestais, irão ser implementadas centrais de biomassa e biorrefinarias. Para as primeiras, o investimento deverá ser de 35 milhões de euros durante alguns anos.

O contínuo desenvolvimento de centrais de biomassa estava já nos planos do Governo, contudo, foram os incêndios das últimas semanas que levaram a assentar esta solução.

Ambas as medidas fazem parte do plano de prevenção e combate aos incêndios florestais, assim como de reparação de prejuízos.

As centrais de biomassa surgem como medida preventiva para os incêndios. As centrais de biomassa surgem como medida preventiva para os incêndios.

 

Segundo Caldeira Cabral, ministro da Economia, “A recolha de resíduos florestais é uma necessidade e reforça a segurança das florestas”.

 

Qual o custo destas medidas de prevenção e combate a incêndios?


A implementação de biorrefinarias irá “depender essencialmente de fundos estruturais” e, muito provavelmente, terá de ir a concurso para se obter os fundos necessários.

Para o “desenvolvimento das centrais de biomassa”, será preciso “um investimento de cerca 35 milhões de euros anuais, ao longo de vários anos”, afirmou o ministro da Economia.

O modelo de prevenção e combate aos incêndios foi aprovado, também, como forma de valorização de resíduos florestais. Segundo Caldeira Cabral, este modelo irá criar “uma capacidade de desenvolver um sistema de recolha, não apenas incentivos próprios dados a essa recolha, quer pelas autarquias, quer por outras empresas”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários
Pedro simoes | 28 de Novembro de 2017
Trabalho na area da floresta . Comprei uma máquina trituradora de residuos florestais..... no entanto infelizmente tenho a biomassa toda em parque porque as celuloses e centrais termoeletricas não me dão cargas . No ano passado ainda consegui meter cargas este ano praticamente nada. Deviam dar opurtunidade aos pequenos empresarios que trabalham na floresta e não acontece. Gostaria de saber o que fazer e quais as ajudas se ponderasse a hipotese de criar a minha propria central termoeletrica
.
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se