Este artigo foi publicado em Emprego com as etiquetas biomassa | investimento | em 07/07/2017
Partilhar:
Já existem certezas de que vão ser construídas duas centrais de biomassa em Portugal. A empresa espanhola Elecnor vai investir cerca de 78 milhões de euros para as construir no Fundão e em Viseu. Quanto aos postos de trabalho, as centrais vão criar 320 postos de trabalho indirectos.

A empresa espanhola ganhou os concursos públicos que se iniciaram em 2006. 10 anos depois, em 2016, o licenciamento foi aprovado pelo Governo. Está previsto um espaço de tempo de 24 meses até as centrais estarem operacionais.

central de biocombustível

 

As centrais de biomassa em Portugal vão consumir apenas combustível vegetal, produzido a partir de resíduos florestais ou agrícolas. Desta forma cada uma consegue “ter uma potência instalada de 15 megawatts”.

Estas centrais vão criar 60 postos de emprego directos e 320 postos de emprego indirectos.

Segundo a Secretaria de Estado da Energia, a construção das centrais está enquadrado nas metas para a área das energias renováveis. A construção das centrais visa a “criação de emprego e o desenvolvimento regional, a prevenção de incêndios e a promoção da actividade florestal em Portugal”.

 

As centrais de biomassa em Portugal e a reforma florestal


O Secretário de Estado da Energia, José Seguro Sanches, tinha já afirmado no início deste ano que se ia apostar nas centrais de biomassa de pequena dimensão. Este tipo de central permite um melhor aproveitamento dos resíduos florestais. Perante a realidade do país, as centrais de biomassa em Portugal devem ser mais pequenas e produtivas.

Este é também um processo que se enquadra na reforma florestal que o actual governo está a conceber. Para além das centrais, esta reforma passa igualmente por acções de arborização e rearborização.

mãos seguram em biomassa já transformada.

Fonte: Jornal de Negócios

Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se