Este artigo foi publicado em Energia Eólica com as etiquetas União Europeia | eurostat | em 30/06/2017
Partilhar:
O Eurostat lançou, a semana passada, o relatório que pôs Portugal na 4ª posição dos países europeus que mais produzem energia eólica. Ao todo, a o vento representou 10% da energia produzido nos estados-membros da União Europeia. Já em Portugal a produção de energia eólica representou 20% do total de energia produzida.

Segundo o Eurostat, o país dó foi ultrapassado pela Dinamarca que se desmarcou dos demais com 43% de energia produzida pelo vento. No segundo lugar do pódio ficou a Lituânia – registando 27% de produção de energia eólica -. O país das balcãs foi seguido pela Irlanda que apenas ficou acima de Portugal por um ponto percentual. A Irlanda conseguiu produzir 21% de energia através do vento. Espanha ocupo o último lugar do top 5 com 18%.



 

No final da contagem, com percentagens de produção de energia eólica abaixo de 1%, estão Malta, Eslovénia, Eslováquia e a República Checa.

 

Dados gerais da produção de energia eólica na UE


Na União Europeia, a produção de energia eólica já representa 10% da total de energia produzida. Desta forma, o vento torna-se a quarta fonte de electricidade. Antes dele estão a energia térmica convencional, a energia nuclear e a energia hidroelétrica.

Em 2005 a energia proveniente do vento em constituía apenas 2% da produção eléctrica total.

Fonte:Jornal Económico

Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se