Este artigo foi publicado em Geral com as etiquetas semana verde | energia sustentável | União Europeia | em 29/05/2017
Partilhar:
Começou hoje a decorrer a Green Week (Semana Verde), um evento anual promovido pela Comissão Europeia (CE) para debater políticas ambientais. Entre hoje, 29 de Maio, e 2 de Junho será possível assistir a conferências dentro do tema do emprego. A abertura do evento decorreu hoje em Malta, mas a partir de amanhã as sessões serão em Bruxelas. O evento irá terminar em Essen esta sexta-feira.

A DG Ambiente da Comissão Europeia lançou o tema “Empregos verdes para um futuro mais verde” com o objectivo de ter respostas para a transformação do sector da energia. Durante esta semana estarão presentes vários responsáveis ambientalistas, stakholders e responsáveis políticos de todo o mundo. Estas personalidades irão falar sobre a melhor forma de criar empregos sustentáveis. Ou seja, quais as políticas da União Europeia (EU) “que contribuem para um crescimento económico, sustentável e socialmente responsável”.

 

Na Green Week serão tratados temas como a transformação do sector energético, assim como dos empregos ligados a ele. Na Green Week serão tratados temas como a transformação do sector energético, assim como dos empregos ligados a ele.

 

As tendências actuais são as de descarbonização, descentralização e de digitalização. Como tal, a EU pretende preservar “a vantagem competitiva europeia” quanto às energias renováveis, mas também nas competências da população activa. Para que isso aconteça a EU tenciona ajudar empresas e pessoas por meio de programas como o de Investigação e Inovação Horizonte 2020.

Nas sessões que ocorreram na abertura da Green Week já se ouviram histórias de sucesso. A companhia de água de Malta conseguiu tornar o país a tratar todo o gasto de água e estão agora com o objectivo de usar água reciclada para uso agrícola. Também a Salcheto Winery, produtora de vinhos da Toscana, já tem diversas credenciais verdes e afirma que, desde que se tornaram “verdes” o negócio triplicou.

Várias fontes de energias sustentáveis e energias renováveis

Poderá assistir às conferências em directo através deste link.

 

 

Portugal também festeja a Green Week


Portugal não podia ficar de fora dos festejos, já que tem apostado nas energias renováveis de forma nunca antes vista. Vários municípios aliaram o Dia da Criança (1 de Junho) aos festejos da Semana Verde e o resultado será este:

Guimarães


A cidade-berço irá, de 1 a 8 de Junho, ter várias actividades dedicadas à sustentabilidade. O Eco-fest terá actividades pedagógicas, cinema infantil, show-cooking e exposições. Também haverão conferências no âmbito do TedX Guimarães sob o tema “Repensar, Reinventar, Reconquistar”. Irá realizar-se, também, um festival de LandArt com rituais sonoros como alegoria à terra.

Almada


As crianças do concelho poderão ser ouvidas no “parlamento dos pequenos” e as melhores ideias serão integradas no plano da autarquia. Haverá também jogos e animações para os mais pequenos.

Lagoa


Nesta cidade a Green Week será festejada entre 1 e 4 de Junho e serão expostos os trabalhos de estudantes. Haverá cinema, sessões ao ar livre e actividades de artes plásticas.

Fonte: Revista Ambiente para os Europeus

Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se